Jericoacoara é um pequeno paraíso de águas doces e salgadas na costa oeste do Ceará. Tem uma estrutura turística invejável, a 300 km de Fortaleza, com excelentes restaurantes, bares com forró ao vivo e hotéis conhecidos no país inteiro. E o melhor: sem perder o jeitinho de vila de pescador.
Em passeios de buggy, 4×4 ou quadriciclo, você vai passar por dunas majestosas, famílias de jumentos soltos, túneis de cajueiros e cenários surpreendentes entre mangues. Faz calor o ano inteiro, o que torna os banhos no mar ou nas lagoas de água doce ainda mais gostosos.
Já o vento constante dá as condições para a prática de esportes como o kitesurf ou windsurf, ou mesmo o wingfoil para os ainda mais corajosos — usa uma prancha de quilha comprida e fina, que permite ao praticante ficar completamente fora da água.
Jericoacora tem bons restaurantes, pousadas com uma estrutura cada vez melhor, lojinhas e noites regadas a festas e muito forró. É o lugar ideal para quem quer relaxar sem ficar entediado. E o pôr do sol no mar colore de laranja toda a Praia de Jeri, transformando-a em um lugar mágico!
Como chegar a Jericoacoara
O aeroporto mais próximo de Jericoacoara é o novo Aeroporto Regional de Jericoacoara (JJD), que está localizado a cerca de 30 km da vila, na cidade de Cruz. Outra alternativa é voar até o Ceará para o Aeroporto Internacional de Fortaleza (FOR) e então pegar um transfer ou ônibus para percorrer os 300 km até Jericoacoara.
Há também quem chegue até Jericoacoara de carro próprio, mas você não vai poder entrar com ele na vila, deverá deixar seu carro estacionado do lado de fora. Muitos dos passeios também precisam ser feitos em buggy ou outro veículo especial com guia.
Para saber antes de ir:
– A vila de Jericoacoara é um lugar bastante simples, por isso não espere grandes avanços tecnológicos do lugar. Não há bancos ou caixas eletrônicos na vila e carros não podem circular sem autorização.
– A Prefeitura de Jijoca, município do qual Jericoacoara faz parte, cobra uma Taxa de Turismo no valor de R$ 41,50 por até 10 dias de permanência, por pessoa. Idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência e crianças até 12 anos estão isentos da taxa. O valor pode ser pago previamente pela internet, através do site da Prefeitura de Jijoca, ou na chegada à vila.
– Leve roupas leves na mala, faz calor o ano todo em Jeri. Roupa de frio, apenas leve, para se proteger do vento.
– Use e abuse do filtro solar e redobre o cuidado ao visitar a região. Como venta muito em Jericoacoara e adjacências, muitas vezes as pessoas não sentem o sol queimando. Camisas com proteção solar também são uma boa ideia, principalmente para fazer os passeios de buggy ou exercícios ao ar livre.
– Cartões de crédito são amplamente aceitos nos restaurantes e lojas.
– A internet funciona bem na vila, com destaque para as operadoras TIM, Vivo e Claro. Já nos passeios, não conte com isso.
Onde comer em Jericoacoara
A Vila de Jeri tem bons restaurantes, vários deles seguindo uma decoração rústica, típica do lugar. Os valores variam bastante e você encontrará tanto opções mais econômicas e simples quanto opções mais refinadas.