São tantos atrativos em Bonito (+ de 50 passeios ) que é difícil decidir o que fazer em Bonito, MS. Então fizemos uma lista para você com os 5 passeios imperdíveis. Principalmente para aqueles viajantes que não dispõem de muito tempo para curtir tudo que o destino tem de bom.
Atualmente a cidade de Bonito é considerada o principal destino de ecoturismo no Brasil. Bonito não só tem uma ótima infraestrutura, mas também tem uma gestão pública focada na sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente.
No entanto, o ponto mais forte para essa classificação é a quantidade e variedade de atrações em contato direto com a natureza. Como por exemplo: banhos de cachoeiras, mergulhos e flutuação em águas cristalinas, trilhas no meio de matas e florestas. Bem como, os passeios de bike e muita ação e adrenalina em rios e corredeiras.
- Passeio e Mergulho Nascente Azul
O passeio de flutuação Nascente Azul é um dos mais incríveis da cidade de Bonito/MS e é feito na nascente do Rio Bonito.
O ponto de partida é uma trilha contemplativa de 300 metros pela mata ciliar, onde o grupo de turistas segue o guia por tufas de calcário, belíssimas cachoeiras e bosque de figueiras, até chegar na sala onde há os equipamentos para as atividades do atrativo.
A caminhada continua por mais 800 metros pela Floresta de Bacuri até a Nascente Azul, quando o guia prepara os visitantes para flutuar.
O passeio leva as pessoas a descerem 300 metros nas águas cristalinas para explorar a vida aquática, com seus variados peixes (destaque para a piraputanga, símbolo de Bonito), e a beleza do espelhamento das águas, com seu tom azul-turquesa.
Ao fim da atividade, o visitante poderá curtir o Balneário Nascente Azul, com estrutura completa para a família toda.
Mas, se preferir, ainda pode aproveitar o restante do dia na Praia da Capela, onde todos podem tomar banho de cascata, descansar em espreguiçadeiras nos gazebos, se divertir na tirolesa e desfrutar dos serviços de bar e restaurante.
Sem dúvidas, a Nascente Azul é uma ótima experiência no ecoturismo de Bonito/MS.Situado no município de Bodoquena, pequena cidade no interior do Mato Grosso do Sul, conhecer a cachoeira Boca da Onça e caminhar pela trilha através do seu complexo é um exercício de deslumbramento ao turista e uma experiência incrível para se guardar na memória.
2. BOCA DA ONÇA
Por entre trilhas e cachoeiras, com uma mata bastante preservada ao redor, são mais de 4.500 metros de caminhada em meio à natureza, em um turismo de aventura como nenhum outro.
O maior destaque da atração fica por conta de um belíssimo conjunto de cachoeiras, que fazem parte da formação do curso do rio Salobra.
O Passeio de Trilha com Cachoeiras Boca da Onça Ecotour começa a cerca de 3.500 metros, a partir da sede da recepção e passando pelo caminho que inicia o percurso de 4.000 metros através da mata que compõe o leito do Rio Salobra.
O visitante terá o privilégio de caminhar e conhecer 8 cachoeiras, com 4 paradas para se banhar enquanto percorre pela trilha. A principal atração a ser conhecida é a Cachoeira da Boca da Onça. Por motivo dos seus 156 metros de altura, Boca da Onça é a mais alta cachoeira do estado.
Seguindo a caminhada pela trilha, o visitante irá se deparar com uma escadaria de apoio e segurança, com 800 degraus. A escadaria pode ser acessada tanto no sentido de subida, quanto em descida, a depender de qual local o passeio foi iniciado.
Após a primeira metade do trajeto, há a opção de parar para conhecer o quiosque de apoio que conta, em sua estrutura, com bares e sanitários.
Para se voltar ao Receptivo da Boca da Onça, o visitante poderá optar por subir através dos 800 degraus (na hipótese de que o trajeto não tenha começado por esse mesmo local) ou por meio da utilização de um dos veículos de apoio da fazenda, que tem capacidade para levar até 10 pessoas.
3. Buraco das Araras
Muita beleza natural, muitos animais e aves e, claro, muitas araras vermelhas. Isso é apenas um pouco do que você vai encontrar no Buraco das Araras em Bonito.
Este passeio leva você para conhecer a maior dolina da América do Sul, uma formação geológica que simplesmente deixa todos os visitantes de queixo caído. Nessa enorme cratera, você poderá observar e se admirar com mais de 100 araras vermelhas voando de um lado para o outro.
O mais interessante é que o Buraco das Araras não se resume à arara vermelha, pois tem também muitas outras aves, tais como udu, murucututu, pica-pau-louro, falcão-relógio, gralha-do-pantanal, papagaio-galego, quero-quero, rolinha e suindara. Aliás, esse é um dos motivos que atraem tantos estudiosos e turistas para o local.
A dolina tem mais de 100 metros de profundidade, 160 metros de diâmetro e 500 metros de circunferência. Além disso, abriga mais de 150 espécies de aves.
É um verdadeiro espetáculo da natureza e, mais do que isso, é também um local para relaxar, esquecer o estresse do dia a dia e contemplar a fauna local, conscientizando-se da importância da convivência harmoniosa entre seres humanos e animais.
Embora o Buraco das Araras seja frequentemente incluído em roteiros por Bonito (Mato Grosso do Sul), na verdade esta imensa dolina fica no município de Jardim (MS). Apenas cerca de 70 km separam a atração do centro de Bonito.
4 Bio Parque Bonito
O foco principal do lugar é realmente oferecer saúde e bem-estar para os animais que vivem por lá. Afinal, o trabalho é voltado para os animais que não possuem condições de voltar para a natureza.
Você não precisa marcar uma viagem exótica (Antígua e Barbuda, Costa do Marfim, Emirados Árabes Unidos, República Democrática do Congo ou Ilha de Man) para conhecer lindos exemplares da fauna.
De uma forma geral, ainda é um abrigo recente, tendo surgido em 2019, mas que cada vez mais consegue trazer qualidade de vida aos seus moradores.
Fora todo o teor ambiental, que é a peça chave do espaço, há também uma fazenda com mini animais, que ajuda na captação de novos visitantes.
Assim, o dinheiro arrecadado com as visitas é utilizado justamente para manter o local com um funcionamento adequado.
Os bichos devem receber todos os cuidados e uma alimentação balanceada, a depender de suas características naturais.
O Bio Park funciona também através de doações, além das parcerias com alguns comércios.
As frutarias parceiras, por exemplo, ajudam a manter uma parte dos alimentos, doando diversas variedades de frutas.
5 O Boia Cross Bonito
É um passeio bastante procurado pelos turistas. A atividade aventureira consiste em percorrer o trecho de um rio utilizando uma bóia individual, trazendo bastante adrenalina e possibilitando uma observação completa na natureza ao redor do leito.
O boia cross se popularizou muito nos últimos anos em Bonito, fazendo parte do roteiro turístico da cidade.
Obviamente, não são todos os locais que possuem as características ideais para essa atividade. Por isso, o Bóia Cross costuma acontecer em alguns trechos do Rio Formoso, que é um dos principais da região, e fica bem próximo do centro do município.
Apesar de toda a aventura que ele proporciona, a atração é bastante segura e os visitantes são acompanhados por monitores especializados. Assim, não é preciso saber nadar para conseguir aproveitar ao máximo o passeio.
Os trajetos utilizados costumam unir o melhor dos dois mundos, trazendo trechos calmos e outros mais agitados.
Pequenas cachoeiras e corredeiras estão presentes na aventura, sendo áreas onde a adrenalina aumenta.
Mesmo assim, há muitos momentos de relaxamento, ideais para curtir a paisagem e apreciar a natureza presente ao redor do rio.
O diferencial do Boia Cross Bonito em comparação a outros atrativos da cidade é justamente a proximidade com a região central.
Por isso, trata-se de um passeio que leva poucas horas para ser concluído, mas que também oferece opções de lazer para quem quiser ficar mais tempo.
Outro ponto importante a se considerar é que quando se trata do Boia Cross em Bonito, dois pontos conseguem se destacar: o Parque Ecológico Rio Formoso e o Boia Cross Cabanas.
Se seu tempo pra curtir Bonito for curto, fique sabendo que saíra de lá com gostinho de quero mais, além disso a culinária local regada a peixes, jacarés e uma infinidade de temperos regionais vai te fazer querer voltar muita vezes ali, conte com nossa agência para personalizar seu passeio, descobrir as melhores épocas do ano para visitar este Paraíso.