Veja como se preparar para conhecer o Berço da nossa Civilização!
É comum as pessoas nos abordarem com o sonho de ir a Europa mas estarem perdidas quanto ao tipo de documentação que devem apresentar na imigração . Em primeiro lugar é necessário ter um passaporte válido e não é necessário visto. Na nosso Club temos a assessoria pra tirar o seu primeiro passaporte ou renovar. Com este documento em mãos, você tem direito a permanecer 90 dias consecutivos nos países Europeus sem se preocupar com visto, mas pra passar na imigração vai precisar estar com checklist ok nos 5 itens abaixo:
- Passaporte
- Passagem ida e volta
- Comprovantes financeiros
- Seguro Viagem Obrigatório
- Hospedagem
Se você pretende ir como turista, é necessário possuir as passagens de ida e volta, valor em torno de 65 Euros por dia, seguro viagem correspondente ao prazo que vai permanecer na Europa e também comprovante de hospedagem no mesmo período. Estamos felizes em afirmar que ao escolher a Viaje Mais Club, agilizamos isso tudo pra sua tranquilidade, lembramos que além de turista, há outros tipos de imigração que seram abordados em outro post.
Passaporte e Validade
Para o caso dos países do Tratado de Schengen, a regra é que seu passaporte precisa ter pelo menos três meses de validade após a data esperada para o fim da viagem.
Vai voltar no começo de dezembro? Seu passaporte precisa valer até o começo de março.
Mas lembre-se que nem todos os países da Europa assinaram esse tratado. Para os outros, em geral vale a regra de que seu passaporte precisa ter pelo menos seis meses de validade na hora do embarque.
Portanto, a seis meses de vencer, corra para fazer um novo. Recomendo também uma bag ou bolsinha transparente pra ficar fácil de apresentar passagens , passaportes etc.
Comprovantes Financeiros
Em geral, para entrar na Europa é preciso comprovar ter pelo menos 65 euros para gastar por dia de viagem (e por pessoa) cerca de R$350,00. Mesmo que sua estadia seja curta, de três ou quatro dias, ainda assim você precisa comprovar que tem pelo menos 600 euros.
Tenha em mente que o valor mínimo varia de país para país, até porque o custo de vida muda muito também – a Suíça é muito mais cara que Portugal, só para dar um exemplo.
Note que você não precisa gastar isso de fato. E pode ser até que gaste muito mais. O importante é comprovar ter esse dinheiro, seja com saldo em conta bancária, cartão de crédito ou dinheiro em espécie.
Não se esqueça de liberar o uso de seus cartões no exterior. Dica final, na prática sempre leve uma boa quantidade de dinheiro em espécie. Não precisa ser tudo, até por questões de segurança, mas ter algum dinheiro com você, não apenas cartões, pode ser exigido na imigração, mesmo que essa regra não esteja escrita em lugar nenhum.
Seguro viagem Obrigatório
Tanto países que fazem parte da União Europeia como os países signatários do tratado de Schengen, exigem de seus visitantes a obrigatoriedade de ter um seguro de viagem com cobertura de 30 mil euros para viajar por essas nações.
O seguro pode ser cobrado na hora da imigração.
Além disso, é fundamental não só contratar um seguro de viagem, como também escolher um bom seguro, um produto que garanta cobertura em caso de Covid. E também, claro, que cubra outras emergências médicas, hospitalares e jurídicas.
Hospedagem
É necessário ter uma reserva de hospedagem correspondente as datas de suas passagens de ida e volta, no caso de turista temos hotéis para todos os gostos e bolsos. Se vc vai e pretende ficar , em Portugal por exemplo eles trabalham com arrendamento, que é um adiantamento de aluguel de 3 a 6 meses .
Se for se hospedar na casa de alguém residente na Europa só é necessário da carta convite.
O que é uma carta convite?
A carta convite é um convite de hospedagem para ser apresentada na imigração no aeroporto internacional. Ao chegar em Portugal (ou no primeiro aeroporto de conexão na Europa), você deverá informar ao policial onde ficará hospedado durante a sua viagem de turismo, negócios ou os primeiros dias de alojamento, para quem vai morar no país. Ela funciona como um termo de responsabilidade de quem hospedará o amigo ou familiar que virá visitá-lo na Europa. O documento com o endereço de onde você estará hospedado serve como uma garantia para a polícia de que você está viajando a turismo e que retornará para o Brasil em até 90 dias (3 meses)
Autorização Etias:
Um tema muito importante vem sendo discutido e apesar de adiado algumas vezes , tudo indica que em 2025 será cobrado a autorização ETIAS para viajantes brasileiros com mais de 18 anos precisarão para entrar e viajar pela Europa. Este requisito também se aplica a cidadãos de outros países da América Latina, além de vários outros países ao redor do mundo.
O que é ETIAS?
Um sistema eletrônico de autorização de viagens que a União Europeia (UE) está adotando para aprimorar o controle nas fronteiras sem afetar as políticas de livre movimentação. A autorização ETIAS só deve começar a ser emitida em meados de 2025, mas é bom se informar sobre seu processo desde já.
Ao todo, o ETIAS é exigido para cidadãos de mais de 50 países, veja abaixo a lista desses países.
Os países que vão exigir essa autorização para a entrada de estrangeiros são os 26 que fazem parte do Espaço Schengen, ou seja, 22 países da União Europeia e 4 países de fora da UE. Veja a lista:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Estônia
- Espanha
- Finlândia
- França
- Grécia
- Hungria
- Holanda
- Islândia (fora da UE)
- Itália
- Liechtenstein (fora da UE)
- Letônia
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Noruega (fora da UE)
- Polônia
- Portugal
- República Checa
- Suíça (fora da UE)
- Suécia
Vale lembrar que os microestados de Mônaco (França), San Marino (Itália) e Vaticano (Itália) também fazem parte do Espaço Schengen, apesar de serem independentes. Então a autorização também será exigida nesses locais.
Agora que você já sabe de tudo que precisa , tem nossa assessoria completa pra colocar em ação o tão sonhado check in Europeu, vamos reservar seu pacote conosco e garantia a melhor experiência pra sua viagem !