Os impactos catastróficos de acidentes aéreos

Desde a última sexta-feira, 09/08/2024, um nó na garganta de todos os Brasileiros insiste em permanecer.

O Voo 2283, que partiu de Cascavel – Paraná, com destino a Guarulhos – SP, poucos minutos antes do horário programado para o pouso, despenca do céu em “parafuso chato” – nomenclatura do meio aéreo para a forma em que caiu.

Logo nas primeiras imagens divulgadas, era perceptível que infelizmente, não haveriam sobreviventes.

Essa Cascavelense, que escreve esse artigo, ficou particularmente angustiada em busca de maiores informações, lista de passageiros, e em busca de meios para tentar aliviar a dor dos parentes.

Assim que a lista de passageiros é divulgada pela cia aérea, o nó na garganta se converte em lágrimas.

Foram 62 sonhos interrompidos. Quando os dados se tornaram rostos, histórias, pais, mães, filhos e até animais de estimação, foi impossível ficar indiferente.

Apaixonada por aviação desde pequena, já cursei a formação para comissária de bordo – acabei não exercendo, mas a paixão pela aviação foi com toda a certeza um dos pilares que me trouxe ao turismo.

Circula na mídia e nas redes sociais diversas teorias quanto aos motivos do trágico acidente – mas reforço que: Somente uma investigação completa e detalhada será capaz de elucidar os últimos minutos do voo, e consequentemente os motivos de sua interrupção.

Nesse momento de dor e consternação é preciso ter empatia com os familiares e amigos das vítimas, e não disseminar falsas informações e/ou informações não confirmadas.

Todos queremos entender o que houve, dar a devida resposta para os familiares e para a sociedade – mas não podemos ser levianos nesse momento de tanta dor.

É preciso lembrar ainda, que as aeronaves são dos meios de transporte mais seguros do mundo, e os aviões modelo ATR são aptos e preparados para voos regionais, como era o caso, e apurar se a aeronave em questão, estava apta a realizar voos. Há 17 anos não ocorria um acidente aéreo com voos comerciais no Brasil.

Não podemos generalizar!

Confesso que pensando sobre o assunto, orientando a clientes, assistindo a televisão ou rolando as redes sociais as lágrimas insistem em rolar.

Apesar de não ser próxima de nenhuma das vítimas, me solidarizo com a dor.

Quando um avião saí da rota, de alguma maneira todos os outros saem.

Esse portal deseja força aos familiares e amigos, profissionais da área, e a todos envolvidos de maneira geral.
Estaremos atentos, cobrando respostas dos órgãos responsáveis, orientando viajantes ao redor do país – mas sempre com respeito e empatia.

Artigos Relacionados

Holambra: a cidade das Flores

Holambra é uma cidade encantadora localizada no interior do estado de São Paulo, mais precisamente a 128 km da capital.